terça-feira, 20 de abril de 2010

DEPRESSÃO PROFUNDA

O problema dos transtornos depressivos, assinalado pelo código de Classificação Internacional de Doenças – CID 10 – como transtorno do humor, é bem mais comum do que se possa imaginar, acometendo sutilmente uma parcela considerável da população que não se dá conta da instalação da doença, que interpretam como estados de melancolia, baixa auto-estima, falta de motivação para a vida. Claro que todos estes sintomas podem ocorrer eventual e passageiramente na vida de todos nós, sem que com isso caracterizemos uma depressão estruturada. Contudo, quando eles permanecem por longos períodos, modificando os padrões normais de vida das pessoas, é porque esta sintomatologia evoluiu para um quadro depressivo instalado.




Mesmo assim, muitas pessoas continuam a viver através de um esforço hercúleo de superar o desânimo que as afeta, apelando para estratégias paliativas como técnicas de auto-ajuda que, se melhoram os sintomas, não erradicam as causas. Cedo ou tarde elas voltarão a aparecer, quando não comportamentalmente, em sintomas no corpo físico nos processos de somatização. Mas, na maioria desses casos, dificilmente a pessoa está exposta a riscos de vida, apesar do comprometimento na sua qualidade.



Entretanto, existe um tipo de depressão, não classificada regularmente nos compêndios de saúde mental, que têm levado pessoas ao óbito, quando não tratadas no tempo devido. E não ao óbito pelo suicídio direto, mas por um suicídio indireto onde a pessoa opta por não querer mais viver. Refiro-me aqui às depressões profundas, que avançam para além das causas emocionais para atingirem níveis energéticos, promovendo um esvaziamento das forças vitais até a morte do indivíduo.



É difícil estabelecer referenciais diagnósticos para aferição da profundidade e gravidade do quadro depressivo, o que me parece estar mais sujeito à experiência e intuição do terapeuta. Ao longo de minha atividade profissional tenho tido a oportunidade de verificar situações dessa natureza, com o falecimento daqueles que, por não acreditarem nos resultados possíveis de uma psicoterapia, preferiram os recursos paliativos ou unilaterais. A gravidade dessa doença exige uma abordagem transpessoal e multidisciplinar, para que um resultado positivo seja alcançado.



Nosso referencial de ser humano, do ponto de vista de uma Psicanálise Transpessoal, envolve aspectos físicos, psíquicos, sociais, energéticos e espirituais, que precisam ser trabalhados conjuntamente em patologias dessa gravidade.



No caso das depressões profundas, além do distúrbio emocional que sempre é gerador do processo, existe um transbordamento das pulsões inconscientes conflituosas para o corpo físico e para as estruturas energéticas. Com isso, o padrão de ondas mentais desse indivíduo passa a vibrar em níveis muito baixos, deletérios, criando uma psicosfera mórbida ao seu redor. A sintonia mental que faz com que semelhante atraia semelhante rege, então, o envolvimento dessa pessoa com outras ondas mentais que lhe são semelhantes. Tal influência pode ocorrer de outras pessoas próximas, de individualidades no período intervidas (espíritos fora do corpo físico) ou por ondas mentais que transitam livremente na psicosfera planetária, como ondas de rádio esperando um aparelho receptor; no caso uma mente depressiva. Nessas condições a enfermidade fica potencializada pelos agentes externos que se afinam com as motivações doentias internas.



Por isso, o diagnóstico desse tipo de depressão não é fácil de ser realizado, já que envolve uma percepção mais larga da individualidade humana que nem todos os profissionais da área de saúde mental adotam.



Nestes casos, a abordagem terapêutica exige a participação medicamentosa prescrita por médico psiquiatra, um processo psicoterapêutico transpessoal bem conduzido, o uso de tratamentos complementares que foquem as estruturas energéticas, como os florais, a homeopatia, o Reiki, a fluidoterapia, entre outros. Mas também, sem deixar de ser científico nas minhas colocações, o desenvolvimento de uma religiosidade que eleve o padrão mental do enfermo, estreitando nele os laços com o Poder Criador da vida, higienizando a sua psicosfera mental, através da compreensão de quem ele é e dos objetivos fundamentais de sua existência, para que construa um ambiente de harmonia e esperança ao seu redor.



Claro que, como dissemos acima, tais procedimentos não podem estar restritos a uma única ação terapêutica, exigindo que se busque na multidisciplinaridade os caminhos facilitadores para o seu alcance.



Vale ressaltar que, como tenho tido a oportunidade de verificar com pesar, a falta de cuidados e comprometimento com o tratamento das depressões profundas, por parte de pessoas inadvertidas, ainda continua a conduzi-las para dolorosos desfechos.

16 comentários:

Anônimo disse...

ola me chamo: Ronaldo meu msn e rms.74@hotmail.com e digo que e uma excelente materia a sua ,parece que foi dita para mim diretamente ou seja, parece que vc viu minha historia antes de fazer sua materia , pois e , justamente o que sinto ... obrigado

Moderador_online10 disse...

Nada é por acaso amigo, essa matéria foi escrita para ajudar quem precisa de um novo ânimo. Conte conosco. Um forte abraço.

ana mria disse...

uma matéria como esta tem que ser lida todos os dias ,e não por a caso ,sim como alto estima; muito obrigado por escrever . agora escreva um livro e divulgue-o bjs

Donizete disse...

Gente seja forte, não fiquem assim olhem a vida aí esse dom preciosso que Deus nós deu, todo mundo tem problemas e devemos vencer. força galera ser feliz.

beto rosa disse...

Estou passando momentos dificies já procurei varias ajudas ,isso não quer me ....Mais entreguei para Deus e vou vencer,obrigada por esta mensangens

beto rosa disse...

Há meu msn é betorosanm2010@hotmail.com

Anônimo disse...

Li seu artigo e chorei muito enquanto o lia.
Estou fazendo um tratamento psicológico, onde minha psicóloga quer que eu procure um psiquiatra, mas meu marido é contra, sem contar que os valores dos medicamentos que terei que tomar são restritivos para mim, pois não tenho condições.
Parece-me que terei que continuar sofrendo dia a dia, chorando dia a dia e me martirizando por algo que não conheço e que me machuca o corpo e a mente. Sou portadora de um CARDIOPATIA GRAVE, além de várias outras doenças de pequena signifisância, mas após a mamogragfia aque fiz ontem, parece que o câncer também está aparecendo em minha vida.
Mas não me importo muito, pois não tenho mais vontade de viver mesmo.
Fique com Deus e obrigada pelas elucidações de sua matéria.
Grata.
Luciane.

Unknown disse...

Oi tudo bem?
Meu nome [e Bianca e estou passando por um momento extremamnete dificil, meu marido se separou de min, sei que muitas pessoas passam por isso, mas para eu esta sendo insuportav[el.

Temos uma filhinha de quatro anos e a tres meses atraz estava tudo bem, eramos um casal muito feliz eu achava, claro que tinhamos brigas por[em todos casais tem.
Nos ultimos meses estavam um pouco mais frequentes , no entanto eu achava que era apenas uma crise, por fim ele come;ou um outro relacionamento ainda comigo, ele fez varias coisas que me magoaram muito depois disso, cheguei at[e a agredilo por tres vezees e a um mes ele terminou comigo e náo quer tentar mais uma vez por nada, mesmo eu dizendo que eu esque;o a trai;áo para que nossa Familia voltasse aser como era antes , mais ele náo quer, Com tudo isso náo consigo me eergue e s[o vou ficando mais e mais triste , j[a estou causando raiva nas pessoas que estáo tentando me ajudar tambem ja procurei especialista, mas nada esta conseguindo me ajudar , por pequenos momentos eu acho que vou conseguir mas essa certeza passa em segundos, por tudo isso tenho medo de fazer alguma bestera no momento de desespero, náo quero falar isso para as pessoas que eu amo, por que eu tenho medo de parecer que estou chantagiando ele ou as pessoas, mas esse náo [e o intuito.
Entáo náo sei o que fazer acho que estou entrando em depressáo mas ninguem acredita e náo consigo ficar sem meu marido.

Sei que existe muitas outras pessoas no mundo, mas ele era meu amor e doi muito saber que agora eu náo sou mais o amor dele mas sim outra pessoa, ele mesmo acha que eu estou doente com Dependencia fetiva , eu acredito que eu esteja mesmo, mas eu faria de tudo para que ele voltasse e faria tudo diferente , ser[a que eu consigo apesar que esse náo [e o foco, me desculpe acho que j[a da para ver como eu estou confusa, quero muito sair desta confusáo total em que estou e necessito sair dessa depressáo pois minha vida j[a náo tem mais valor para min, náo sei mais o que fazer.
Se puder me ajudar eu agrade;o, meu email é:biacris.vi@gmail.com ou biacris.vi@hotmail.com


Por favor me ajuda.

Anônimo disse...

meu nome é tania.boa noite.eu tenho depressão faço tratamento com floquisetina de 70 Miligrama já tentei parar por conta mas não consigo a depre volta pior.tenho depr hereditária quando eu perdi minhã mãe com câncer ai que tudo piorou,minhã mãe faleceu com 45 anos,passou 10 anos,meu marido com câncer ,no mesmo ano minha irmã caçula com 39 anos câncer cuidei do meu marido em um quarto e minhã irmã em outro foram momentos de muita tristeza ela durou 6 meses ele 1 ano e 6 meses teve momentos de desespero mas não podia mostrar para nenhum dos dois mas passou hoje sinto muita falta deles faço tratamento espero um dia poder sair desta face que avida nos dar faço acompanhamento de mama para não ser pega de surpresa .agora estou guaze criando coragem para fazer um curso estou tentando saber de que pois já tenho 45 anos e nõa sei ainda o que fazer espero uma luz .tiathania@hotmail.com

Anônimo disse...

Anônimo disse...

PASSO POR 1 MOMENTO TERRIVEL.ME APAIXONEI POR HOMEM Q JUGAVA SER ES
PECIAL.HJ PERDI A VONTADE DE VIVER ELE MUDOU TUDO EM MIM E ME DEIXOU COMO 1 BALA SEM SABOR. LUTO PRA CONTINUAR VIVER E SER FELIZ ,PERDI AMIGOS ,VIDA E ALGRIA. DEUS ME AJUDE E TODS Q PRECISAM DELE

Anônimo disse...

olá tenho 16 anos e acho que posso ter depressão,desde pequena sempre fui excluída,sofria bullying,as pessoas me acham estranha e já vieram me falar que eu sou depressiva na real nunca dei bola achava que era implicância mas depois de anos assim percebo que talvez elas podem ter razão, eu vivo fraca durante os dias como se estivesse anêmica,não tenho força para nada,sofro de insonia,sou muito tímida tenho medo de frequentar lugares que não conheço,tenho medo de falar ao telefone com alguém que não seja da família,sou sedentária não faço nenhum tipo de exercício ,morro de medo das aulas de educação física não sei porque,sou extremamente ciumenta e vivo querendo chamar atenção dos meus amigos,minhas amizades não duram mais que 3 messes sempre sou abandonada,vivo de mal humor,estressada tenho olheiras,tenho dificuldade de me concentrar fico triste do nada mesmo quando está tudo bem,estou precisando de ajuda por que não aguento mais essa situação já faz anos que guardei isso e realmente preciso d ajuda!

Anônimo disse...

Caros amigos... Tenho 45 anos e faço tratamento para depressão desde os meus 25 anos. O que me fez postar foi esta jovem de apenas 16 anos que está começando a sentir os sintomas. Creio que ela deveria procurar um bom psicólogo. Medicamento receitado apenas por profissionais que tenham o conhecimento descrito no início desta página. A depressão é uma das piores patologias nos dias de hoje. O tratamento é muito caro e as pessoas que tentam ajudar pode acabar prejudicando. Só existe uma pessoa capaz de lhe ajudar: VOCÊ.

Anônimo disse...

tenho depressao profunda nao tou fazendo tratamento todo mundo se afastou de mim estou doenteeu sei que tenho de me tratar mais nao consigo algo me impede vivo isolada vivo escondida nao tenho amigos so tenho amigos virtual eu tinha um companheiro agora moro de favor aqui na casa dele de vez em quando ele me manda embora eu tenho que sair procurar meu rumo mais do jeito que estou ta difiçil queria ficar boa pra arranjar um serviço pra eu poder pagar um lugarzinho pra me morar ja pensei em tirar minha vida porque do jeito que estou nao ta dando certo

Anônimo disse...

Tenho todos os sintomas da depressão, de madrugada acordo com dor e sufocamento no peito,um aperto, tenho vontade de morrer,não tenho ânimo, por mim tanto faz continuar viver.

Anônimo disse...

Olá ,me chamo Maria ,estou num momento muito difícil, já tenho depressão a mais de 10 anos, mais sempre em tratamento, agora meu marido também esta ,só que o caso dele foi devido ao emprego. Agora não estou aguentando a barra ,por mim e por ele ,perdi meu emprego , e estou no fundo do poço, sem saber o que fazer.me ajude